Novo amor: Cup Cake Maker Britania e receita de Mini Quiche!

Oi meninas!!

Sei que andei um pouco sumida, mas taaaanta coisa legal aconteceu nesse tempo! Não sei nem por onde começar!
Bom, além da correria de sempre, eu FIQUEI NOIVA!!! E para completar o pacote, logo em seguida nós nos mudamos para um apartamento de nós dois, ou seja, estamos oficialmente living togheter (ligeiramente assustador, eu sei! haha). O que isso quer dizer? Muitas novidades aqui no blog, bastante assunto de casamento, muita coisinha gostosa de casa, eu aprendendo a ser a tal da dona-de-casa e também esposa (gente, nunca achei que desse tanto trabalho…..).

Além disso, na parte de viagens, fizemos uma road trip maravilhosa pela California e eu vou dividir isso com vocês também! Não disse que tinha muita coisa legal?

Mas hoje, já que estamos nesse clima de casa nova e de ser dona-de-casa, vou começar a contar de um apetrecho que fez a minha cabeça nos últimos tempos. A Cup Cake Maker da Britania.

cupcakemaker

Ela é super prática e funcional, e dá pra fazer mil coisas além de cup cakes (quiches, pão de queijo, omeletes, empadas e o que mais a sua imaginação criar!).

Logo que comprei fiquei viciada em fazer mini omeletes para o lanche da noite todos os dias, porque é muito fácil e gostoso e você pode usar o que tiver na geladeira (bom, eu sou viciada em ovo… hehehe). Como fazer? Só colocar tudo o que você quiser em uma tigelinha ou caneca e misturar com um ou dois ovos, mexer bem e despejar nos buraquinhos da cup cake maker. Eu recomendo passar um pouco de manteiga ou margarina, só para ficar bem soltinho, ela é antiaderente, mas todo cuidado é pouco né?

Um das minhas receitas favoritas é peito de frango com espinafre, ou peito de frango com milho. Mas dá para fazer de basicamente tudo! Fica assim ó:

omelete 2

Depois de muito comer ovo, criei coragem e tentei fazer cup cakes de cenoura com cobertura de chocolate. Digo que tentei porque foi o maior desastre! Eles solaram, queimaram em baixo e ficaram crus em cima… Não sei onde eu errei, acho que abri demais a cup cake maker (ansiedade né gente? Nunca tinha feito um cup cake na vida, fala sério).

A minha próxima tentativa foram quiches. Essa deu certo! Ficaram deliciosos!
Eu usei essa receitinha que achei no blog Cozinha Pequena.

Para fazer a massa você vai precisar de:

– 300 gramas de farinha de trigo peneirada;
– 2 colheres (chá) de sal;
– 150 gramas de manteiga sem sal gelada e cortada em cubos;
– 1 ovo e 1 gema;
– mais ou menos 3 colheres (chá) de água.

No blog o Leandro ensina que você pode fazer a massa toda, enrolar em formato de cilindro e passar plástico filme em volta, depois é só guardar na geladeira e ir usando a quantidade que você quiser! Eu fiz e dá super certo. É tão fácil que quando acaba você pensa “é só isso??”

Em uma vasilha, misture a farinha e o sal.
Com a ponta dos dedos, junte a manteiga, esfregando-a na mistura de farinha. Você vai obter algo parecido com uma farofinha. Junte o ovo, a gema e a água e mexa novamente com a ponta dos dedos, até dar liga.
Faça um cilindro com a massa, enrole-o com filme plástico e leve-o à geladeira por 30 minutos. Use o que precisar, enrole da mesma forma e guarde-a em geladeira para a próxima vez.

Na minha primeira tentativa usei manteiga com sal e coloquei um pouquinho de sal, o que fez a massa ficar bem salgada, então se você só tiver manteiga com sal eu recomendo não usar nada mais de sal. Qualquer coisa você complementa o sabor no recheio.

Eis os meus primeiros babys:

meus

Inicialmente eu fiz só dois para ver como era… Como a receita ensinada pelo Leandro usava o forno, eu queria testar os tempos na cup cake maker. E no fim os tempos foram exatamente iguais aos da receita dele!

Você só precisa cortar uma rodela da massa e espalhar pela “forminha” da maquina (já untada) com as pontas dos dedos até ela ficar uniforme, nem muito fina, nem muito grossa, se estiver ficando grossa demais tire o excesso de massa.
Depois ligue a cup cake maker por 10 minutos, para pré-aquecer as massinhas.

DICA 1: Não pré-aqueça a maquina antes de colocar a massa ou você pode se queimar!

Enquanto isso fazemos o recheio, ele tem uma base a ser seguida e o restante fica a seu critério, pode colocar o que tiver na geladeira. Esse aí da foto é de presunto, milho e oregano.

Ingredientes do Recheio:

– 4 ovos + 1 clara;
– 1 xícara (chá) de creme de leite;
– 200 gramas de queijo provolone (a receita tradicional pede queijo gruyére, mas provolone fica legal por causa do sabor defumado. Queijo prato também serve);
– pimenta do reino a gosto.

Aí nessa parte eu mudei um pouco da original, acabei usando queijo mineiro curado, que era o que eu tinha, mas deu certo! hahaha

É só bater tudo isso aí no liquidificador, depois acrescentar os seus próprios ingredientes e, finalmente, preencher as massinhas que já estão assando e deixar assar por mais 15 minutos.

DICA 2: Menos ansiedade galera! Nada de ficar abrindo toda hora, deixa a maquininha trabalhar na dela.

DICA 3: O recheio cresce, então na hora de preencher as quiches coloque um pouco abaixo do limite, para que ela tenha espaço para crescer e não esparrame por toda a sua cup cake maker (lição aprendida the hard way). A massinha você pode modelar até a borda, ela só assa, não cresce!

No fim, a única coisa que eu ainda não consegui fazer com a cup cake maker foram os tais dos cup cakes! hahaha

Mas eu chego lá! E atualizo vocês aqui!

Aulinha de francês gastronômico: o nome dessa massa é brisée, de acordo com o Cozinha Pequena, também é possível fazer ela doce, é só substituir uma colher de chá de sal por uma colher de sopa de açúcar, aí ela vai se chamar massa sucrée. Ainda não tentei, mas imagina gente, com brigadeiro? Com mousse de limão? Huuuuuuuuuum… já quero né?

Beijocas da noivinha mais feliz do mundo!

Deixe uma resposta!

Você pode usar HTML tags e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>